2023
Implementação do III Encontro de Educação em Cantanhede: leitura e escrita digitais, em articulação com Câmara Municipal de Cantanhede e a Rede de Bibliotecas Escolares.
2022
Elaboração, pelos professores bibliotecários do AELdF e AEMM, de 13 maletas pedagógicas sobre metodologias ativas e avaliação pedagógica, e que se encontram alojadas na "Sala de Aula".
Organização do III Encontro de Educação em Cantanhede: leitura e escrita digitais, em articulação com Câmara Municipal de Cantanhede e a Rede de Bibliotecas Escolares.
Desenvolvimento de 46 planos de sequências de ensino e aprendizagem para apoio à Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA), no 1.º ciclo de escolaridade, no âmbito da ação “Escola a ler” para 12 títulos, cuja aquisição foi cofinanciada pelo Ministério da Educação e pela Câmara Municipal de Cantanhede. Da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, esta medida resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler e integra o Plano Escola + 21|23
Os 12 títulos, criteriosamente selecionados pelos professores bibliotecários, em articulação com professores do 1.º ciclo, para leitura orientada em sala de aula, podem ser trabalhados em qualquer ano de escolaridade do 1.º ciclo, dada a conceção de quatro planos de sequências de ensino e aprendizagem para cada título, à exceção de um, que apenas dispõe de planos para os 3.º e 4.º anos.
Centrados em metodologias ativas de aprendizagem, a resolução de problemas, o questionamento, a pesquisa e o trabalho colaborativo, os planos são ainda uma oportunidade quer para a integração curricular, nomeadamente nas áreas de TIC, Português, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e de Cidadania e Desenvolvimento, quer para a articulação com projetos desenvolvidos nos três Agrupamentos, Eco-Escolas, Clube Ciência Viva na Escola e Promoção e Educação para a Saúde (PES). Em ambas as situações, os planos articulam sempre as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais e com os conhecimentos/capacidades e atitudes/valores da literacia da leitura, uma das três literacias que integram o referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básicos e secundário, Aprender com a biblioteca escolar.
2021
Organização e implementação, no âmbito do PADDE - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola, de cujas equipas do professores bibliotecários fazem parte, do II Encontro de Educação em Cantanhede: construir caminhos no digital.
2019
Aplicação de um questionário de aferição das competências digitais a todos os docentes.
O questionário foi organizado em quatro núcleos: I - PEDAGOGIA DIGITAL, II - UTILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS, III - COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO DIGITAIS e IV - CIDADANIA DIGITAL e foi elaborado com base numa ferramenta criada pelo projeto europeu MENTEP - Mentoring Technology-Enhanced Pedagogy (disponível em http://mentep-sat-runner.eun.org/dashboard.html) e no questionário DigCompEdu Check-In (ferramenta de autorreflexão desenvolvida pelo Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia, em Sevilha, em colaboração com Margarida Lucas, do CIDTFF - Universidade de Aveiro, que é a coordenadora nacional das versões portuguesas).
A análise dos dados foi agregada, mas, cada respondente teve acesso a uma pontuação que lhe permitiu efetuar uma autoavaliação das suas competências digitais, e a um conjunto de orientações para desenvolvimento profissional.
Aquisição e instalação de equipamentos.
Aplicação da análise de maturidade digital dos Agrupamentos de Escolas.
Continuação da implementação do plano de formação iniciado em 2028.
2018
Elaboração e início da implementação de um plano de microformações para docentes em ferramentas digitais.
Ferramentas digitais…
Para exploração de conteúdos específicos - apps para alunos com medidas seletivas e apps para o 1.º CEB
De gestão de ambientes digitais de aprendizagem - ferramentas Google: gestão de trabalhos com turmas e Moodle
De trabalho colaborativo - Padlet e armazenamento online
Para avaliação - avaliação com a Moodle, Kahoot, Plickers e formulários Google
Para produção - Canva
Apresentação pública, em setembro, do projeto aos professores dos Agrupamentos de Escolas.
De maio a julho, em articulação com a Câmara Municipal de Cantanhede, elaboração do plano de trabalho "Ambientes Inovadores em Educação" a implementar no concelho de Cantanhede.
2017
Monitorização do Projeto "Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca"
Aplicação de um questionário de monitorização a 100% dos professores e educadores dos três agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede.
Elaboração de um relatório de balanço das atividades desenvolvidas e resultados obtidos. Relatório disponível aqui.
MOOC “Segurança digital”
Dirigido a alunos dos 9 aos 12 anos de idade, este MOOC apresenta um conjunto de conteúdos sobre segurança digital tais como identifidade, segurança e privacidade online, nomedamente nas redes sociais. Organizado em vários módulos, o MOOC remete os utilizadores para a observação de várias situações em vídeo ou exploração de outros recursos produzidos pela Segura Net e a Fundação PT.
O MOOC está acessível à comunidade, uma vez que todos os visitantes têm acesso ao mesmo na plataforma Moodle.
MOOC “Apresentar os resultados de uma investigação | Os trabalhos escritos”
Dirigido a alunos do ensino secundário e a professores, este MOOC apresenta orientações para trabalhos escritos. Indicações para a elaboração da capa, sumário, indíces, normalização do texto, entre outros aspetos, tendo por referência o estilo APA, 6.ª Edição eo Guia "Apresentar os resultados de uma investigação".
O MOOC está acessível à comunidade, uma vez que todos os visitantes têm acesso ao mesmo na plataforma Moodle.
MOOC “Direitos de autor e referências bibliográficas – nível avançado”
Dirigido a alunos do ensino secundário e a professores, este MOOC explora conceitos de direitos de autor e conexos, domínio público, licenças de publicação Creative Commons e procedimentos para a elaboração de citações e referências bibliográficas com o Estilo APA, 6.ª edição. O nível de aprofundamento é também alcançado pelo direcionamento dos utilizadores para recursos com diferentes graus de extensão e profundidade.
O MOOC está acessível à comunidade, uma vez que todos os visitantes têm acesso ao mesmo na plataforma Moodle.
MOOC “Respeitar os direitos de autor: as referências bibliográficas”
Dirigido a alunos do 3.º Ciclo e com um nível mais elementar, este MOOC visa apresentar conceitos básicos de plágio, direitos de autor e procedimentos para a elaboração de referências bibliográficas com o Estilo APA, 6.ª edição, assim como apresentar recursos que os alunos podem utilizar autonomamente.
O MOOC foi feito por alunos do 7.º ano de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede e está aberto a toda a comunidade, uma vez que todos os visitantes têm acesso ao MOOC que está alojado na plataforma Moodle.
Ciclo de webinares “Aplicações digitais em sala de aula”
Ciclo de quatro webinares, com a duração total de quatro horas e com cerca de 80 participações, direcionado para as áreas das ciências experimentais, matemática, leitura no 1.º CEB e ensino das línguas estrangeiras. Dinamizados por especialistas na área, os webinares centram-se em recursos digitais como o Go Lab, o Geogebra, o Sketchup e a Plataforma Edmodo e as bases pedagógicas de utilização de recursos digitais em sala de aula. Apoio da ERTE/DGE na disponibilização de sala virtual.
2016
Curso de formação “Dispositivos móveis em aula: formar os parceiros da Biblioteca”
Formação de 30 horas, dirigida a um máximo de 16 formandos, na qual foram trabalhados os fundamentos pedagógicos e metodológicos da introdução de recursos digitais e móveis em aula, bem como efetuada a exploração das funcionalidades básicas de um tablet e de aplicações digitais para trabalho colaborativo, desenvolvimento do pensamento crítico e avaliação.
Participação no TicEduca 2016
Apresentação do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca” no VI Congresso Internacional TicEduca2016, que decorreu em setembro de 2016 na Universidade de Lisboa, com especial destaque para a introdução de dispositivos móveis em sala de aula e a formação dos docentes.
Participação no TIC@Portugal’16
Apresentação do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca” em julho de 2016, na FCTUC. Especial destaque para a introdução de dispositivos móveis em sala de aula e a formação dos docentes.
Workshop sobre o Classflow e ActivInspire
Sessão de trabalho, com a duração de seis horas e 25 participações, na qual foram exploradas as potencialidades do Classflow e do ActivInspire enquanto instrumentos de gestão da aula e da avaliação formativa e sumativa.
Sessão de monitorização da implementação piloto de tablets em sala de aula
Com a presença dos Diretores dos três agrupamentos do concelho de Cantanhede e de representantes das chefias intermédias (ccordenadores de departamento de de diretores de turma), foram apresentados os resultados globais do primeiro ano de implementação dos dispositivos móveis em sala de aula.
Na fase piloto, estiveram envolvidos 537 alunos dos 3 Agrupamentos de Escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário, acompanhados por 20 professores de 10 disciplinas diferentes, num total de 156 tempos letivos de 45 minutos cada.
As áreas/disciplinas envolvidas foram Educação Pré-Escolar, Estudo do Meio, Português, Inglês, Ciências Naturais, História e História A, FQ e FQA, Filosofia, Matemática e Música.
Foram utilizadas pelos professores diferentes aplicações digitais para edição de texto, imagem, som, vídeo, construção de roteiros, mapas mentais, objetos interativos (ThingLink), comunicação (Skype), escrita colaborativa extra-aula (Google Docs), discussão e partilha (Triceder, Padlet), tratamento e análise de dados (Excel) e como recurso de aula (instrumentos digitais que permitiram aos alunos tocar em aula uma peça em conjunto; acesso a Laboratório Virtual e ao Manual Digital).
Questinários aplicados a todos os alunos e professores envolvidos apresentaram resultados significativamente positivos (ver, por exemplo, o artigo nas Atas do Congresso TICEduca2016).
Ciclo de webinares sobre direitos de autor, segurança e recursos digitais
Ciclo de cinco webinares, com cerca de 150 participações e duração de cinco horas, e nos quais foram explorados por especialistas temas como: o respeito pelos direitos de autor, identidade e segurança digital, recursos educativos abertos, tablets em sala de aula e aplicações digitais para aula. Apoio da ERTE/DGE na disponibilização de sala virtual.
Curso de formação em Literacia Digital
Segunda e terceira edições do curso creditado “Formar os parceiros da Biblioteca Escolar: competências digitais para aplicar em sala de aula”. Com a duração de 35 horas por edição, o curso foi, ao todo, frequentadado por 71 formandos. Aspetos relacionados com os direitos de autor, segurança digital, recursos digitais e aplicações digitais para edição de som e imagem e produção de recursos educativos, foram os temas centrais da formação.
Workshop sobre “Laboratórios de Aprendizagem”
34 participantes estiveram presentes no Workshop integrado na iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT) /Future Classroom Lab (EUN)”. Dinamizado por duas das embaixadoras LA, foram apresentados alguns dos princípios pedagógicos do projeto e algumas das aplicações digitais que se podem usar em aula.
2015
Workshop para chefias de topo e intermédias
Dinamizado pelo CFAE – Centro-Oeste e Agrupamento de Escola de Atouguia da Baleia, foi organizado um workshop para membros das direções e coordenadores dos departamentos dos três agrupamentos.
Produção de recursos
Produção de 32 recursos para o “Aprendiz de Investigador”, incluindo guias, tutoriais e fichas. Os guias "Apresentar resultados" e "Respeitar os direitos de autor: citações e referências bibliográficas", nas versões para o ensino básico e para o ensino secundário, foram aprovados pelos conselhos pedagógicos dos três agrupamentos como políticas de escola.
2014
Formação creditada em literacia da informação
Quatro edições do curso creditado de formação “Formar os parceiros da biblioteca”. Cada edição do curso teve a duração de 30 horas e foi no total frequentado por 100 docentes. Modelos para o desenvolvimento de competências em literacia da informação, validação de conteúdos e direitos de autor foram os aspetos centrais trabalhados nesta formação.
2013
Apresentação do projeto “Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca”
Apresentação, a 9 de setembro, do Projeto em reunião concelhia, realizada no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com a presença do Vereador da Educação e da Diretora dos Serviços da Educação do Município de Cantanhede, dos Diretores dos Agrupamentos e chefias intermédias
Diagnóstico de necessidades que levou à formulação do Projeto
Aplicação, em abril de 2013, de um questionário à totalidade dos docentes e educadores, à época em exercício de funções nos três Agrupamentos do concelho. O questionário visou determinar a perceção dos inquiridos sobre o grau de domínio dos alunos em competências em literacia da informação e literacia digital e identificar necessidades de formação.